Páginas

Escreva aki seu e-mail! Após tecle Submit!

domingo, 3 de julho de 2011

A dieta das francesas por Pierre Dukan!

Fechando o domingoooo...


             Quem acompanha o Blog, com certeza já percebeu que sou um tanto fanática por dietas... Hehehehe... Confesso que realmente dou uma exagerada básica, pois meus regimes são literalmente de fome... Na verdade, é mtoooooooo difícil manter um peso relativamente baixo, tipo 45/46 kg, pra uma mulher apaixonada por doces como eu... Cujo "alimento" preferido é leite condensado purooooo! E realmente confesso a vcs que não tenho controle na compulsão pelas guloseimas! Pra mim, a medida do leite condensado, é a medida da lata... A medida do chocolate, é a medida da barra... A medida dos bombons, é a medida da caixa...
              E como nãooooo me permito sair do manequim 34, faço minhas compensações e dietas malukinhas... Acho que toda mulher tem um pouco disso, neh... Massssssssss lendo sobre o assunto, descobri a dieta do dr. Dukan, que é mania entre as francesas e foi inclusive feita pela Duquesa de Cambridge antes de seu casamento... Com reportagens nas revistas Veja e Vogue, já fui correndo comprar o livro!


              Vou explicar rapidamente como funciona:


A dieta é dividida em fases... Cada fase corresponde a um determinado período de tempo, de acordo com o peso a ser eliminado... Inicialmente, a alimentação é restrita somente ao consumo de proteínas e, aos poucos, outros alimentos como verduras e legumes vão sendo liberados... Pães e grãos, mesmo integrais, só voltam a fazer parte da alimentação bem mais adiante...
Vou fazer um eskeminha de cada fase:


  1. PROTAL I: A primeira etapa é denominada Fase de Ataque... Pode durar até 10 dias, conforme seu objetivo de emagrecimento... Para quem não tem mtos kilinhos a eliminar, bastam 3 dias... Em seu livro, Dukan indica até mesmo, 1 dia na fase de ataque para perdas inferiores a 5 kg... Mas eu acredito que se é para eliminar peso, vale um esforço extra neh! Neste período, a dieta deve ser baseada somente no consumo de proteínas, sem limite de quantidade. Vc poderá ingerir carnes magras, miúdos, peixes, frutos do mar, presuntos e embutidos light, laticínios magros (queijo branco e iogurte light), além de 1 litro e meio de água por dia... Está liberado tbm o cafezinho, com leite desnatado ou pretinho mesmo; os chás e a Coca zero! Tenha cuidado somente com os ovos, limite-se a 2 ao dia e evite gorduras nas carnes!
  2. PROTAL II: É a fase de alternância, na qual vc permanecerá até obter o peso desejado! Alternância, pois um dia, vc consumirá somente os alimentos permitidos na fase de Ataque... No dia seguinte, poderá acrescentar os seguintes vegetais: tomate, pepino, rabanete, espinafre, aipo, erva-doce, alface, berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura e beterraba (estas duas últimas não podem ser ingeridas em todas as refeições)... A ingestão de água deve permanecer para garantir o bom funcionamento do intestino e o farelo de aveia tbm é recomendado! Mas não altere o esquema: um dia de proteína pura/ um dia de proteína com vegetais e assim sucessivamente até atingir seu objetivo!
  3. PROTAL III: Após atingir o peso almejado, é hora da dieta de consolidação do peso obtido... Isso porque quando existe uma perda muito rápida de peso, o organismo tem tendência a repor esta perda, também mto rapidamente... Por isso, a fase de consolidação vai garantir a manutenção de seu peso ideal e é fundamental que seja realizada corretamente! O período de duração deverá ser de 10 dias para cada kilo perdido. Se vc perdeu 5 kg, permanecerá 50 dias nesta etapa... A lista de alimentos precisa ser seguida à risca: proteínas e vegetais estão liberados e agora vc poderá finalmente acrescentar uma porção de fruta por dia (com exceção da banana, da uva, das cerejas e das frutas secas), duas fatias de pão integral ao dia tbm, nada de farinha branca, hein???? Esta não acrescenta nada em nosso organismo, então é a chance para cortá-la do cardápio, caso vc ainda a consuma... Tem tbm, uma porção de queijo por dia, o branco é mais saudável e saboroso... Duas porções de féculas (massas, lentilha, batata, arroz, polenta) POR SEMANA... Carnes com um pouco mais de gordura, como o porco... E para completar a fase de consolidação, vc terá direito a duas "refeições de gala" semanais, mas são duas REFEIÇÕES e não dois dias... Consuma aquilo que mais sentiu falta durante todo processo, porém JAMAIS REPITA A PORÇÃO, ngm precisa servir-se duas vezes para saciar a fome...
  4. PROTAL IV: É uma medida de segurança, que vc vai levar por toda vida, a fim de garantir a manutenção do peso! Toda quinta-feira, retomará a FASE DE ATAQUE, ingerindo somente proteínas para "dar um susto" no metabolismo de seu organismo... Pierre Dukan elegeu a quinta-feira para ter um dia específico e inegociável com seus pacientes... Pois percebeu que ao deixar a opção livre "um dia pretéico por semana", este acabava sendo adiado e terminava por não ser cumprido... Tendo a quinta-feira como regra, fica mais fácil de seguir!Também é fundamental a ingestão diária de 3 colheres de sopa de farelo de aveia (mencionado lá no começo da dieta)... Se vc conseguir continuar bebendo 1 l. de água por dia, excelente! E se aprender a trocar elevadores por escadas, fazer uma caminhada semanal, etc. MELHOR AINDA!



Mulherada, este foi um resumãooooo das fases da dieta Dukan...
Quem se interessou, pode basear o cardápio na lista, pois está exatamente como indicado no livro
"Eu não consigo emagrecer" escrito por Pierre Dukan, da editora Ediouro...
Maiores informações também podem ser encontradas na Internet!
Mas se vc vai realmente "engatar uma primeira" e seguir a dieta,
eu indico o livro, pois além de trazer explicações mais técnicas,
também tem receitinhas bem fáceis pra vc variar o cardápio...
Pois não é fácil ingerir somente proteínas durante mtos dias...
Então as dicas chegam em boa hora! Tem receitinha até de ovos nevados para fase de atake!

Agora, dicas mais particulares...
Se vc, assim como eu, não é loukaaaaaaaaa por carnes...
Comece com grelhadinhos de frango,
eu não gosto de temperos, mas eles são liberados desde a primeira etapa da dieta...
Depoisssss, passe para carne vermelha!
Esta é uma dieta baseada no consumo de proteínas, então nem pense em deixar a carne vermelha de lado!
Quando bater a vontade de comer um docinho,
tome um iogurte light!
E tenha sempre por perto uma Coca Zero!
Ela dá sensação de saciedade, libera um sabor adocicado, pode ser consumida à vontade e
 NÃO CAUSA CELULITE!
Nenhum refrigerante provoca celulite, isto é mito...
E em uma dieta tão restritiva, uma Coquinha vai fazer diferença...
Qdo perceber que não está mais aguentandoooo, passe para fase de alternância, mas não saia da dieta!
Carregue sempre um spray para hálito ou chiclete light com vc...
É, infelizmente, dietas de proteínas (e não só elas) tendem a causar certo mau hálito!
Nada que vc não possa resolver!
Dukan indica o frio para controle de peso, isso mesmo!
Em um capítulo inteiro o médico fala sobre isso, chegando a recomendar que seus pacientes bebam mtaaa água gelada e chupem 6 pedrinhas de gelo ao dia!
Então eu digo, vamos aproveitar o inverno rigoroso do sul para emagrecer!
Não precisamos beber gelado ou chupar gelo neh!
Nosso corpo gasta mto mais energia para manter-se aquecido em baixas temperaturas...
Portanto, ingerindo menos calorias no inverno, vc vai emagrecer mais rápido,
pois o gasto na manutenção do próprio corpo será maior...


Espero que tenham gostado da dica!
Bjinhus e ótima semana!

Um comentário:

  1. Mana querida!
    muito joia, traz o livro quero ver..hehehehe
    só um porém, coca, ou qualquer refrigerante, zero açucar, ou normal, causa celulite sim!!!!!
    Isso é comprovado, o açucar causa, e o adoçante tb, sem falar da porcaria que tem nos ingredientes dos " zeros", zero saúde!!!
    Claro não nego que adoro coca, e sempre q posso compro a zero por menos calorias... mas não se iludam com a zero celulite, pq não é verdade!!!
    Beijo ..
    o blog tá o máximo!!!!

    ResponderExcluir